Até hoje não se sabe ao certo a origem da palavra forró. Segundo alguns
historiadores o nome forró era usado só para designar o local onde aconteciam
os bailes e só mais tarde foi caracterizado como estilo musical, derivado do
baião. Forró também é redução de forrobodó, que Poe sua vez quer dizer:
arrasta-pé, farra, troça confusão, desordem, rolo. É baile o pular. Esta é a
definição do novo dicionário da língua portuguesa onde podemos perceber é que o
uso da palavra forrobodó para definir os bailes populares tinha um lado de preconceito,
que na verdade ainda acontece hoje só que em menor escala, pois agora podemos
notar com freqüência a presença de pessoas das classes mais altas participando
desse tipo de manifestação. Outra definição da palavra forró provém da
expressão inglesa for all, que significa "para todos". Acredita-se
que os ingleses ofereciam festas aos operários que trabalhavam na construção
das estradas de ferro da região nordeste e os convidavam utilizando este termo.
O mais importante divulgador do forró foi o músico Luiz Gonzaga, pernambucano
de Exu, sertão nordestino. Luiz Gonzaga morreu em 1989, mas deixou imortalizado
o forró, assim como o baião. Na definição de Luiz Gonzaga, forró é baile de
ponta de rua, dentro da zona boêmia, de letra provocante e geralmente
insultuosa, contando proezas e valentias. A primeira gravação em disco ganhou o
título evidenciava a palavra forró, como local de dança foi em 1949, por Luiz Gonzaga.
Gonzaga gravou o baião intitulado "forró de mané vito", dele em parceria
com zé dantas, que mostrava muitas das características do forrós. Os anos se
passaram a tecnologia chegou trazendo consigo o que chamamos hoje de forró
eletrônico. O surgimento de bandas grandiosamente aparelhadas deu novo rumo ao
ritmo. A pioneira neste novo ramo foi o Forró Mastruz com Leite, criando a
chamada "oxente music". Estava aberta a porta pro mundo do forró.
Hoje estas bandas promovem verdadeiros espetáculos por onde passam, arrastando
multidões e encantando fãs. Dentre as maiores do Brasil podem ser citadas;
Calcinha Preta, Magníficos, Mastruz com Leite, Limão com Mel, Noda de Cajú e
Gatinha Manhosa. Atualmente o forró já não é um ritmo exclusivo nordestino, o
sucesso foi tão grande que estados do sul começaram a investir e lançar bandas
e cantores tornando o forró o ritmo do Brasil. Em meio há alguns preconceitos
que ainda perduram, hoje pode-se afirmar com certeza que o forró está sendo
reconhecido como música brasileira e não nordestina, graças a qualidade e
excelente trabalho de seus artistas e músicos.